Ecodesign: Produzindo os Produtos do Futuro

Aos Arquitetos, nossas criações também passam por aqui!
Leiam esta notícia e respondam à nossa enquete na página seguinte. Agradecemos por sua participação!

Ecodesign: Produzindo produtos melhores para o nosso planeta

Ecodesign é uma nova tendência que está surgindo dentro do Desenho Industrial e daEngenharia Ambiental.

O principal objetivo do Ecodesign é projetar produtos, ambientes e serviços que sejam mais sustentáveis, aproveitando melhor a tecnologia para produzir itens que não prejudiquem a natureza.

O ecodesign, juntamente com a utilização de usinas deenergia limpa ( usinas que não poluam o ar, solo e água ), a agricultura orgânica ( agricultura natural, sem o uso de produtos químicos ), são alguns dos principais pilares do desenvolvimento sustentável.

É importante lembrar que para termos o verdadeiro ecodesign, só obter um produto ecológico não é suficiente, é preciso também que este produto seja produzido por uma indústria limpa, de nada adianta produzir um excelente produto final, mas que durante a sua fabricação produz uma enorme quantidade de poluição.

O Ecodesign é atingido através de três esforços:

  • Engenharia Ambiental contribui realizando estudos para minimizar o impacto ambiental da produção do produto, buscando modos para eliminar, reduzir ou então compensar a poluição gerada na sua fabricação.
  • Engenharia de Produção constribui projetando plantas industriais mais eficientes que consumam menos energia e que aproveitem melhor as matérias primas.
  • Desenho industrial contribui para o ecodesign projetando produtos mais eficientes, que usem menos material e que sejam mais duráveis.

Princípios do Ecodesign

O ecodesign é baseado nos seguintes princípios:

Materiais Ecológicos

Para ser produzir um produto que tenha ecodesign, devem ser usados materiais de baixo impacto ambiental, que não sejam tóxicos ( para as pessoas e nem para o planeta ) e também que possam ser reciclados. De acordo com a engenharia ambiental, quanto menos impacto ambiental e quanto mais reciclagem for possível fazer, menos vamos agredir o planeta.

Uso de Pouca Energia

Segundo os princípios do ecodesign, as fábricas dos produtos também devem ser ecologicamente eficientes, usando a menor quantidade possível de energia para produzir. Além das fábricas usarem pouca energia os produtos também devem ser econômicos. Gastando menos energia, vamos precisar de menos usinas.

Qualidade Avançada

Um produto com ecodesign deve ter uma qualidade avançada: devem durar o maior tempo possível, devem ter peças que sejam facilmente trocadas ( o que evita que ele seja jogado fora facilmente ) e também deve funcionar gerando pouca poluição, nos casos em que o produto polui ( carros por exemplo ).

Alta Reciclagem

Outro princípio muito importante do ecodesign é a alta reciclagem, segundo esta idéia o produto deve poder ser totalmente reciclável, sendo possível fazer essa reciclagem diversas vezes. Se possível, o ideal é criar ciclos infinitos fechados de reciclagem onde um mesmo produto depois de usado sempre vai poder se transformar em outro produto novo. A idéia da alta reciclagem é reduzir ao máximo o lixo no planeta, no futuro só chegando a existir o lixo orgânico no planeta.

A Viabilidade do Ecodesign

Muita gente deve estar se perguntando: ” Mas produzir produtos ecológicos, não iria deixar eles mais caros ? Como o povo iria conseguir comprar esses produtos ? ” na verdade produzir produtos ecológicos, levando em conta os princípios do ecodesign, realmente é mais caro, mas com o tempo eles estão ficando cada vez mais baratos e em pouco tempo vão poder competir de igual para igual com os produtos “tradicionais”.

Como um bom exemplo que o ecodesign pode ser viável no futuro, temos o exemplo das usinas de energia. Levando em conta o preço do Megawatt/hora e também o impacto na natureza segundo a engenharia ambiental, temos a seguinte tabela:

Tipo de Usina Custo de Construção Custo de Operação ( em dolares ) Impacto Ambiental
Usina Hidrelétrica 1 a 1,5 bilhões de dolares 25 a 40 dolares por Megawatt/hora Muito Baixo
Parque de Usinas Eólicas ( vento ) 1,1 a 2,3 bilhões de dolares 45 a 60 dolares por Megawatt/hora Nenhum
Parque de Usinas Solares 2 a 5 bilhões de dolares 40 a 65 dolares por Megawatt/hora Muito Baixo
Termoelétrica a Carvão ( termoelétrica clássica ) 0,8 a 1 bilhão de dolares 50 a 65 dolares por Megawatt/hora Muito Alto
Termoelétrica a Gás ( termoelétrica moderna ) 0,4 a 0,6 bilhões de dolares 50 a 80 dolares por Megawatt/hora Médio
Usina de Fissão Nuclear ( Nuclear clássica ) 3 a 4 bilhões de dolares 60 a 70 dolares por Megawatt/hora Baixo
Usina de Fusão Nuclear ( Nuclear avançada ) ** 350 a 500 bilhões de dolares 1 a 3 dolares por Megawatt/hora Muito Baixo

** A usina de fissão nuclear ainda não existe, estão sendo projetadas, a estimativa é que a primeira seja construida no ano de 2050. Até este ano o preço de construção deve baixar muito.

Como podemos ver na tabela acima, relativa a dados atuais ( década de 2000 ) embora sejam mais caras de construir as usinas eólicas e solares já tem um preço de Megawatt/hora mais baixo de que as antigas usinas de carvão por exemplo.

Atualmente a melhor usina do ponto de vista econômico, de ecodesign e também de engenharia ambiental é a hidrelétrica, a desvantagem é que não existem muitos grandes rios no mundo para que cada país tenha as suas hidrelétricas, por isso usinas de ventos e solares tem se tornado uma ótima opção para os países já que podem ser construidas em quase todo lugar.

Projeto de um reator de fusão nuclear da classe ITER

A melhor opção de ecodesign de usina para o futuro do planeta no caso é a usina de Fusão Nuclear, ela vai produzir uma quantidade gigantesca de energia a um preço super baixo e sem risco de explosão ( como temos nas nucleares clássicas de hoje em dia ).

Outra vantagem é que elas não vão produzir material radiotivo para produção debombas nucleares ( um grande avanço nos termos da paz também ! ).

No entanto, elas ainda são inviáveis ( muito caras ) e só poderão ser construidas no futuro onde a evolução tecnológica vai possibilitar baixar o preço de construção ( em 2050 o preço já deve ser baixo o suficiente para construir ).

Sobre Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança

Arquiteta e Engenheira de Segurança do Trabalho, com atuação no mercado há trinta anos, direciona seu trabalho à questões de conforto, funcionalidade, eficiência, saúde, segurança, bem estar e preservação do meio ambiente. Esta filosofia vem sendo maturada e está se concretizando com a atualização profissional em Gestão Ambiental com Tecnologias Limpas, Construções Sustentáveis (Conceitos LEED) e certificação PROCEL-Edifica (EtiqEEE - Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios). Nosso objetivo é levar à sociedade os conceitos de Eficiência, procurando gerar projetos para edificações visando o baixo consumo de energia e água potável, através de diversas soluções alternativas que envolvam o desgaste mínimo dos insumos da natureza e a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
Esse post foi publicado em Arquitetura, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Comentaremos em breve!!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s