Brasil tem sua primeira certificação “Green Building” de operação e manutenção

Brasil tem sua primeira certificação “Green Building” de operação e manutenção

Publicada no dia 08/07/2011 às 09h45

O Condomínio Comendador Yerchanik Kissajikian – CYK, localizado na Av. Paulista, acaba de conquistar a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED – O&M) para Edificações Existentes. “Ter um edifício operando em conformidade com rígidos critérios de desempenho pode ser considerado um novo marco na sustentabilidade de edificações existentes no país, significando melhor qualidade de vida para os ocupantes, menores impactos para a cidade, uma efetiva redução de custos e maior competitividade, gerando ainda maior rentabilidade para seus investidores”, explica Newton Figueiredo, da SustentaX, empresa responsável pelo processo de certificação.
A certificação LEED de operação e manutenção para edificações existentes tem o propósito de auxiliar proprietários e administradores condominiais a realizarem melhorias e manutenção em uma escala consistente, a fim de melhorar as condições de salubridade aos ocupantes, maximizar a eficiência operacional e minimizar impactos ambientais.
Esta certificação reconhece políticas de limpeza verde, programas de reciclagem, programas de manutenção e atualizações dos sistemas prediais. Com a obtenção do LEED no nível certificado, o edifício CYK, teve que alterar algumas de suas políticas e também criar novas, passando até pela seleção de novos fornecedores. “O processo que levou dois anos, envolveu mais de 50 profissionais e teve desafios como estabelecer novos procedimentos como, por exemplo, para compras sustentáveis, que objetiva criar critérios de seleção de fornecedores para a compra de produtos de uso regular”, explica Gil Carvalho, gestor do condomínio. (Matéria: ClipImobiliário, 07.07.11)

Fonte: Clip Imobiliário/SINDUSCON-BA
Enfim, os edifícios existentes estão começando a buscar alternativas para eficiência energética e redução dos impactos ao meio ambiente.

Solução tão mais simples quando adotada desde o projeto arquitetônico, quando tais medidas podem ser incorporadas ao dia a dia do empreendimento, através das soluções básicas de projeto e demais recursos técnicos de Redução, Reaproveitamento e Reciclagem, ainda está sendo questionada por muitos construtores e incorporadores, que insistem em adotar as técnicas convencionais de projeto e construção, deixando de lado soluções que passarão a ser indispensáveis no futuro, não apenas por conta do apelo ambiental, mas principalmente por exigências legais e mercadológicas.

Em muito pouco tempo, os clientes/consumidores terão a clareza das vantagens entre um empreendimento com padrões de sustentabilidade – verão no bolso a diferença, pois passarão a ter reduções significativas nas contas mensais das concessionárias de água e energia elétrica, além de conforto diante de outras soluções agregadas aos projetos.

Construtores: é tempo de parar e enxergar o caminho sem volta dos valores sustentáveis em seus empreendimetnos futuros. Quando nada, para atender à legislação!

Sucesso a todos!

Sobre Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança

Arquiteta e Engenheira de Segurança do Trabalho, com atuação no mercado há trinta anos, direciona seu trabalho à questões de conforto, funcionalidade, eficiência, saúde, segurança, bem estar e preservação do meio ambiente. Esta filosofia vem sendo maturada e está se concretizando com a atualização profissional em Gestão Ambiental com Tecnologias Limpas, Construções Sustentáveis (Conceitos LEED) e certificação PROCEL-Edifica (EtiqEEE - Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios). Nosso objetivo é levar à sociedade os conceitos de Eficiência, procurando gerar projetos para edificações visando o baixo consumo de energia e água potável, através de diversas soluções alternativas que envolvam o desgaste mínimo dos insumos da natureza e a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
Esse post foi publicado em Sustentabilidade. Bookmark o link permanente.

Comentaremos em breve!!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s