Como tornar o horário de verão um aliado no lar


Rio de Janeiro – Com o horário de verão, que começou no último fim de semana, consumidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, têm boa oportunidade de diminuir a conta de luz. Basta adotar medidas simples no dia a dia, mas que ajudam a economizar energia elétrica.

Dos aparelhos de casa, o que deve merecer maior atenção na hora de usar é o chuveiro elétrico, considerado o maior vilão do consumo doméstico. Segundo o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica da Eletrobras (Procel), ele responde por 24% do valor da conta de luz de uma residência.

Engenheiro eletricista da Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia de Furnas, Alexandre Reis recomenda que, em dias quentes, o consumidor deve colocar a chave do chuveiro na posição “verão”. “Além disso, evite usá-lo no horário de pico, entre 18h e 21h”, avisa.

A disposição de eletrodomésticos na cozinha também influencia no consumo de energia. O especialista explica que geladeira e freezer não devem ficar perto de fogão nem de aparelhos que produzam calor.

“Isso faz com que consumam mais energia para compensar o ganho de temperatura”, diz Alexandre, ressaltando que é preciso manter os aparelhos afastados das paredes pelo menos 15 centímetros. Assim, evita-se o superaquecimento.

Para quem estuda, a dica é optar por uma iluminação dirigida, usando spots. Isso garantirá economia de energia e proporcionará mais claridade. “O uso da iluminação dirigida torna o ambiente mais agradável e consome menos do que a tradicional luz central”, ensina o engenheiro.

Dicas úteis

– Lâmpadas fluorescentes consomem menos energia do que as incandescentes. A de 40 Watts ilumina mais do que a incandescente de 100 Watts, com consumo inferior, e tem vida útil 10 vezes maior.

– Não coloque roupas e tênis atrás da geladeira.

– Ao usar o ferro de passar, passe de uma só vez o maior número de peças possível e deixe o aparelho na temperatura indicada para cada tipo de tecido.

– Quando for jantar ou fazer um lanche, retire todos os ingredientes de uma única vez da geladeira. O abre e fecha faz com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura e aumente o consumo de energia.

– A função stand by também é uma grande vilã da conta de luz. Ela consome entre 15% e 40% do gasto normal de energia dos aparelhos. Por isso, a dica é desligar diretamente nos aparelhos ou na tomada quando não estiverem em uso.

– Antes de comprar um equipamento, escolha eletrodomésticos de baixo consumo, que tenham o Selo Procel de Economia de Energia, que indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.

Fonte: O Dia – 22.10.2011 (http://www.procelinfo.com.br/)

Sobre Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança

Arquiteta e Engenheira de Segurança do Trabalho, com atuação no mercado há trinta anos, direciona seu trabalho à questões de conforto, funcionalidade, eficiência, saúde, segurança, bem estar e preservação do meio ambiente. Esta filosofia vem sendo maturada e está se concretizando com a atualização profissional em Gestão Ambiental com Tecnologias Limpas, Construções Sustentáveis (Conceitos LEED) e certificação PROCEL-Edifica (EtiqEEE - Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios). Nosso objetivo é levar à sociedade os conceitos de Eficiência, procurando gerar projetos para edificações visando o baixo consumo de energia e água potável, através de diversas soluções alternativas que envolvam o desgaste mínimo dos insumos da natureza e a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
Esse post foi publicado em Meio Ambiente, Sustentabilidade. Bookmark o link permanente.

Comentaremos em breve!!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s