Noção de Nação

Meio Ambiente: Imagens ao Som do Hino Nacional do Brasil

Sou de uma época em que aprendíamos o Hino Nacional, cantávamos semanalmente de pé, com a mão no peito, em respeito à Bandeira Nacional e aos valores de uma Pátria Amada.

Sem entrar no mérito de regimes políticos ou ideologias, havia então um significado especial para os ícones da Pátria: arquétipos de comunhão nacional.

Nos dias atuais, só se ouve um pedacinho do nosso hino antes das competições internacionais, ocasião em que não há nenhum respeito ou idolatria pelos citados arquétipos nacionais. Os poucos envolvidos no evento simulam cantarolar uma música sem sentido, da qual pouco ou nada compreendem o significado.

Fico imaginando como uma nação pode se envolver nas questões de preservação ambiental, de redução de consumo, de certos sacrifícios em prol da sociedade, se não possuem esta noção de Nação??

” O elemento dominante, que se mostra condição subjetiva para a evidência de uma nação assenta no vínculo que une estes indivíduos, determinando entre eles a convicção de um querer viver coletivo. É, assim, a consciência de sua nacionalidade, em virtude da qual se sentem constituindo um organismo ou um agrupamento, distinto de qualquer outro, com vida própria, interesses especiais e necessidades peculiares.”                                         (http://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%A3o)
 

Será que o povo brasileiro possui esta “consciência de nacionalidade”, fora dos campos de futebol e das torcidas organizadas?

Será que os interesses e necessidades desta Nação Brasileira estão claros a ponto de serem feitas concessões pessoais em prol da sociedade?

Estas questões estão diretamente ligadas à preservação do meio ambiente, berço esplêndido não apenas da Nação Brasileira, mas do Planeta Terra.

Movimentos conservacionistas, protocolos internacionais, legislações nacionais. Uma onda em prol da preservação do meio ambiente está invadindo a torpe inconsciência do brasileiro, ainda alienado com o afã do consumismo recém introduzido pelas políticas econômicas, que induzem ao consumo irresponsável, sem a menor preocupação com as consequências que este consumo desenfreado produz.

Movimentos, protocolos e legislações precisam vir acompanhados de educação. Políticas econômicas, também.

Do jeito que que as coisas estão sendo conduzidas, em pouco tempo o Hino Nacional deixará de ser reconhecido como tal, passando a ser uma simples melodia acompanhada por palavras estranhas, sem o simbolismo que enlevaria a alma do povo brasileiro transformando-o numa Nação.  Nação responsável pela preservação do Planeta, guardiã do celeiro do Mundo.

Sobre Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança

Arquiteta e Engenheira de Segurança do Trabalho, com atuação no mercado há trinta anos, direciona seu trabalho à questões de conforto, funcionalidade, eficiência, saúde, segurança, bem estar e preservação do meio ambiente. Esta filosofia vem sendo maturada e está se concretizando com a atualização profissional em Gestão Ambiental com Tecnologias Limpas, Construções Sustentáveis (Conceitos LEED) e certificação PROCEL-Edifica (EtiqEEE - Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios). Nosso objetivo é levar à sociedade os conceitos de Eficiência, procurando gerar projetos para edificações visando o baixo consumo de energia e água potável, através de diversas soluções alternativas que envolvam o desgaste mínimo dos insumos da natureza e a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
Esse post foi publicado em Meio Ambiente, Sociedade. Bookmark o link permanente.

Comentaremos em breve!!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s