O espaço construído – nossa visão.

Compreendemos o espaço construído como a materialização de sonhos, expectativas, desejos.

Este espaço, seja qual for sua ocupação enquanto empreendimento, assumirá a identidade dos seus donos ou usuários.

Observando-se como conjunto vibracional, paredes, objetos, tetos e pisos, além de emanarem as suas vibrações próprias (oriundas de formas, cores e materiais de sua constituição), ficam impregnados da energia de quem neles convive, criando-se uma interação energética recíproca.

Estabelece-se uma reverberação de energias, que passa a influenciar, positiva ou negativamente os seres vivos ali presentes.

Além deste conjunto de interações, há ainda as energias cósmicas, telúricas e artificiais, que nos influenciam diretamente, atuando em nosso metabolismo.

Em resumo, há muitos fatores, visíveis e invisíveis, que interferem na qualidade do nosso espaço construído.

E o arquiteto, enquanto observador e criador de espaços pela vida, deve estar atento a todos estes fatores, para criar espaços adequados a quem vai utilizá-los.

E, atrelado a estes valores, pensamos nas soluções que contribuam com a preservação do meio ambiente:  sistemas construtivos modernos e sustentáveis, redução de resíduos, reuso de água, eficiência energética, dentre outras.

Aparentemente, tais soluções repercutem em maior investimento financeiro inicial, mas a viabilidade deste investimento é bem clara após curto ou médio prazo, quando despesas de consumo com água e energia elétrica ficam desprezíveis no orçamento mensal.

Temos esta visão holística e sustentável. Procuramos, sempre que possível, adotar estes conceitos, visando a saúde, a harmonia e o bem estar dos seres que utilizarão os espaços construídos e seu entorno.

Um valor agregado ao nosso trabalho, que não custa mais por isso.
Simplesmente, uma maneira de enxergar o “ser arquiteto”!

Aguardamos seu contato.

Dora Brasil Arquitetura, 20/11/2011.

Sobre Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança

Arquiteta e Engenheira de Segurança do Trabalho, com atuação no mercado há trinta anos, direciona seu trabalho à questões de conforto, funcionalidade, eficiência, saúde, segurança, bem estar e preservação do meio ambiente. Esta filosofia vem sendo maturada e está se concretizando com a atualização profissional em Gestão Ambiental com Tecnologias Limpas, Construções Sustentáveis (Conceitos LEED) e certificação PROCEL-Edifica (EtiqEEE - Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios). Nosso objetivo é levar à sociedade os conceitos de Eficiência, procurando gerar projetos para edificações visando o baixo consumo de energia e água potável, através de diversas soluções alternativas que envolvam o desgaste mínimo dos insumos da natureza e a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
Esse post foi publicado em Arquitetura, Sustentabilidade. Bookmark o link permanente.

Comentaremos em breve!!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s