Dicas para as férias

Nesta época de férias, a atenção fica voltada para aquele tão esperado e desejado período de “dolce far niente”. Férias, descompromisso, lazer, praia, campo, viagem.

Mas certos cuidados merecem um pouco de sua atenção, especialmente em caso de viagem.  Afinal, segurança e economia nunca são demais!!

Algumas dicas:

  • apague as luzes do interior da casa,  desligue aparelhos eletroeletrônicos das tomadas,  cabos de telefonia, antena de televisão e provedores de internet.

Nesta época do ano, há o risco maior da sobretensão de energia, que é propagada pela rede de energia elétrica, chegando nas casas pelos cabos que ligam a rede de distribuição  à instalação das residências, podendo queimar aparelhos mais sensíveis, mesmo que estes estejam desligados, mas conectados à tomada. Numa situação como esta, a queima destes equipamentos pode gerar um incêndio de grandes proporções nos imóveis fechados.

  • neste período, assim como no dia a dia, procure manter os aparelhos eletrodomésticos desconectados da tomada, pois o “stand by” consome energia.
  • lâmpadas deixadas acesas na ausência dos moradores, para indicar ocupação do imóvel, devem ser acionadas por sensores de presença, para economizar energia. Avise aos vizinhos de sua ausência temporária e peça para ser avisado se alguma anomalia ocorrer no imóvel.
  • onde vocês estiverem, procurem reduzir o consumo de energia elétrica e água. Priorizem o uso de ventilação natural e abram a torneira um pouquinho mais fraca.

Tais medidas geram uma economia enorme, além de contribuírem para a segurança e prevenção de perdas por acidentes.

Boas férias!!

Sobre Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança

Arquiteta e Engenheira de Segurança do Trabalho, com atuação no mercado há trinta anos, direciona seu trabalho à questões de conforto, funcionalidade, eficiência, saúde, segurança, bem estar e preservação do meio ambiente. Esta filosofia vem sendo maturada e está se concretizando com a atualização profissional em Gestão Ambiental com Tecnologias Limpas, Construções Sustentáveis (Conceitos LEED) e certificação PROCEL-Edifica (EtiqEEE - Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios). Nosso objetivo é levar à sociedade os conceitos de Eficiência, procurando gerar projetos para edificações visando o baixo consumo de energia e água potável, através de diversas soluções alternativas que envolvam o desgaste mínimo dos insumos da natureza e a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Comentaremos em breve!!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s