Novos paradigmas para o mercado imobiliário

Um novo conceito no mercado imobiliário

Eficiência energética, baixas emissões de CO2, consumo eficiente de água, redução de resíduos: palavras de ordem para um novo momento social, econômico e ambiental, em que  o mundo volta os olhares para a sobrevivência dos seres vivos.

Não se trata de alarde sensacionalista, mas dados estatísticos apontam para colapsos inevitáveis caso providências sérias não sejam adotadas neste sentido.

A construção civil, responsável por mais de 70% do consumo de energia do planeta em todas as suas etapas de produção, passa a ser olhada como um fator significativo neste processo de regulação do consumo de energia e insumos básicos. E compete aos profissionais que atuam neste setor uma mudança de paradigmas, para a adoção de medidas significativas pela redução destes impactos na sociedade, na economia e no meio ambiente.

Desde a elaboração de projetos com maior valor técnico e tecnológico agregado, passando pela racionalização dos sistemas e métodos construtivos e, inevitavelmente, pela mudança dos paradigmas de mercado, atribuindo-se ao empreendimento um maior valor agregado por sua eficiência operacional.

Daí, vem a pergunta dos incrédulos: e quanto custará tudo isto?

Ora, senhores céticos, o que significa o aumento de cerca de 5% no valor global de uma obra, se tal acréscimo representará uma redução significativa nos custos operacionais continuados, ao longo do ciclo de vida deste empreendimento?

Sem falar na valorização conceitual que tais empreendimentos agregam por serem ambientalmente corretos. E esta valorização já é um diferencial nos grandes centros urbanos, onde já ocorre um incremento de 40% no preço de uma unidade imobiliária com tais atributos.

Não há como dar marcha à ré neste processo.                    

A Rio +20 está aí para ratificar e consolidar esta tendência no mundo todo.

Creiam: é um caminho sem volta no mercado imobiliário do mundo. Por que ficaremos fora disto??

DB

Sobre Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança

Arquiteta e Engenheira de Segurança do Trabalho, com atuação no mercado há trinta anos, direciona seu trabalho à questões de conforto, funcionalidade, eficiência, saúde, segurança, bem estar e preservação do meio ambiente. Esta filosofia vem sendo maturada e está se concretizando com a atualização profissional em Gestão Ambiental com Tecnologias Limpas, Construções Sustentáveis (Conceitos LEED) e certificação PROCEL-Edifica (EtiqEEE - Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios). Nosso objetivo é levar à sociedade os conceitos de Eficiência, procurando gerar projetos para edificações visando o baixo consumo de energia e água potável, através de diversas soluções alternativas que envolvam o desgaste mínimo dos insumos da natureza e a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
Esse post foi publicado em Arquitetura e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comentaremos em breve!!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s