Rio+20 e SEBRAE

18.06.2012 | 17:00

Rio+20

Palestras oferecidas pelo Sebrae atraem empresários

Peter Gasper conquistou a plateia ao ensinar como usar energia sem pesar no bolso

Gabriela Flores

Guilherme Lima
As arquitetas Rosana Meirelles e Dora Brasil acompanharam a palestra de Peter Gasper
As arquitetas Rosana Meirelles e Dora Brasil acompanharam a palestra de Peter Gasper

Rio de Janeiro – Um dos pontos altos do Espaço Sebrae de Educação, montado no Parque do Flamengo, são as palestras magnas sobre sustentabilidade, voltadas para o empresariado brasileiro. Nesta segunda-feira (18), cerca de 100 pessoas, entre empreendedores e interessados no tema, prestigiaram a palestra sobre iluminação sustentável, ministrada pelo iluminador Peter Gasper, referência sobre o assunto no Brasil. Os debates fazem parte das ações do Sebrae na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
O encontro, com duração de três horas, prendeu a atenção dos participantes. Foi o caso do empresário gaúcho Altamir José Noro, que transporta cargas para o Mercosul. Ele elogiou a iniciativa do Sebrae de difundir o tema para formar cidadãos mais conscientes e antenados com a sustentabilidade e disse que vai aplicar na vida pessoal e profissional as ideias apresentadas na palestra. “Nós dependemos do meio ambiente e precisamos ter consciência de que é fundamental praticar ações voltadas para reduzir, reciclar e reutilizar”.
Outra empresária que veio especialmente ao Rio de Janeiro para participar das palestras programadas pelo Sebrae foi a arquiteta e urbanista baiana Rosana Meirelles. Ela estava ansiosa pela palestra com Peter Gasper. “Esperei bastante tempo por esse encontro e levarei aos meus clientes o conteúdo e as inovações que aprendi nesta tarde. A sustentabilidade nas construções é o futuro”, reforçou.
download

Ilustração

Durante a conferência, Peter Gasper defendeu a conscientização como meio de transformação para que o Brasil encontre o caminho da sustentabilidade e escreva uma nova história na economia verde mundial. “Iluminar é tão importante quanto não iluminar. Não podemos fechar os olhos para a sustentabilidade. O planeta é nosso e temos que ter o comprometimento de deixá-lo limpo para outras gerações”.
Para a responsável pelo Espaço Sebrae de Educação, Flávia Azevedo, as palestras dão aos empresários oportunidade para trocarem experiências com estudiosos sobre sustentabilidade. “O Sebrae entende que a economia verde é um caminho sem volta. Ao proporcionar esses encontros, os empresários saem com outra visão e vontade de aplicar as ações sustentáveis no cotidiano dos negócios”, avaliou.
O Espaço Sebrae de Educação contempla palestras, oficinas e clínicas tecnológicas sobre resíduos sólidos, eficiência energética e negócios verdes. O economista Sérgio Besserman será o próximo palestrante, com o tema Desenvolvimento Sustentável e a História no Século XXI. O debate ocorrerá nesta sexta-feira (22), às 10h.

Sobre Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança

Arquiteta e Engenheira de Segurança do Trabalho, com atuação no mercado há trinta anos, direciona seu trabalho à questões de conforto, funcionalidade, eficiência, saúde, segurança, bem estar e preservação do meio ambiente. Esta filosofia vem sendo maturada e está se concretizando com a atualização profissional em Gestão Ambiental com Tecnologias Limpas, Construções Sustentáveis (Conceitos LEED) e certificação PROCEL-Edifica (EtiqEEE - Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios). Nosso objetivo é levar à sociedade os conceitos de Eficiência, procurando gerar projetos para edificações visando o baixo consumo de energia e água potável, através de diversas soluções alternativas que envolvam o desgaste mínimo dos insumos da natureza e a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
Esse post foi publicado em Sustentabilidade e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comentaremos em breve!!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s