Responsabilidade e Consciência Profissional

Um mês após a tragédia, perpetua-se o luto dos pais que perderam seus filhos de maneira tão intempestiva.

Como profissional que atua na elaboração de planos de emergência em locais de eventos e concentração de público, e diante das inúmeras falhas apuradas, tanto de ordem passiva (dimensionamento de portas e acessos, materiais de revestimento de tetos e paredes, condições de abertura das saídas de emergência, ausência de ventilação forçada,  etc.),  quanto de ordem operacional (uso de artefatos de fogo no interior da boite, obstrução das saídas, superlotação, ausência de plano de emergência, dentre outros), observo o filme a seguir como uma chamada de consciência e alerta.

Como profissionais de segurança, precisamos exercer nosso papel com seriedade, buscando os subsídios técnicos necessários ao aprimoramento constante de nossa atuação, pois dela dependem vidas.

Vidas que podem ser de parentes ou amigos próximos, usuários dos locais para onde prestamos serviços…

As leis existem. Devem ser cumpridas. Mas as leis, por si só, muitas vezes não previnem situações específicas de um empreendimento, e que demandam medidas suplementares para que os riscos sejam mitigados.

Os profissionais de segurança devem estar atentos a estas nuances, recomendando os meios preventivos necessários e suficientes ao controle dos riscos.

Aos proprietários das casas de eventos, um alerta: não pensem que um plano de emergência é DESPESA. Encare-o como investimento. Um investimento no seu patrimônio, na sua reputação civil e moral, na busca da tentativa de eliminação das possibilidades de perdas. Perdas que podem destruir uma vida, uma consciência crítica, um destino.

Vejam o filme e reflitam.

Tal episódio pode se repetir em qualquer local, a qualquer momento, com qualquer pessoa.

DB, 27/02/2013.

Filhos de Santa Maria

Sobre Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança

Arquiteta e Engenheira de Segurança do Trabalho, com atuação no mercado há trinta anos, direciona seu trabalho à questões de conforto, funcionalidade, eficiência, saúde, segurança, bem estar e preservação do meio ambiente. Esta filosofia vem sendo maturada e está se concretizando com a atualização profissional em Gestão Ambiental com Tecnologias Limpas, Construções Sustentáveis (Conceitos LEED) e certificação PROCEL-Edifica (EtiqEEE - Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios). Nosso objetivo é levar à sociedade os conceitos de Eficiência, procurando gerar projetos para edificações visando o baixo consumo de energia e água potável, através de diversas soluções alternativas que envolvam o desgaste mínimo dos insumos da natureza e a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
Esse post foi publicado em Incêndio, Segurança do Trabalho, Sociedade, Vida! e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comentaremos em breve!!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s