Dez atitudes sustentáveis do homem contemporâneo

Copyright Editora Abril S/A.
Todos os direitos reservados

Dez atitudes que o homem contemporâneo deve adotar em respeito aos novos tempos

Roberto Amado, 18h03 04/03/2013

Você já deve ter ouvido bastante sobre atitudes “sustentáveis”. A expressão, embora de definição imprecisa, tem um significado amplo. Basicamente, diz respeito a um novo código de conduta que devemos adotar para nos adequar aos novos tempos. Ou seja, evitar desperdício, economizar, pensar nas gerações futuras e participar, colaborando, dos principais problemas sociais. Aqui, uma relação das dez principais atitudes que o homem contemporâneo deve adotar em respeito aos novos tempos. Confira se você adota algumas delas.

1-  Transporte coletivo

Mesmo que você tenha carro, utilize, de maneira racional, meios de transporte coletivo, como metrô, trem e ônibus. Não significa que você tenha que usar todos os dias.  Mas não dispense quando assim for adequado

2- Seja engajado

Você tem uma ideologia? Acredite em ideias? Cultiva sonhos sociais e políticos? O homem moderno não pode ser alienado. Ele adota posições firmes em relação à vida social e política na qual participa.

3- Voluntariado

Participe como voluntário de instituições ou ongs sérias que promovam o bem estar social. Procure aquelas em que você acredita ou goste.

4- Consumo exagerado

Não se deixe levar pelo consumo. Homens modernos consomem, sim, mas com moderação e somente aquilo que precisam. Não é necessário ter três relógios, por exemplo.

5- Simplifique

Exibir status é coisa do passado. Hoje, pega bem melhor exibir simplicidade. Nos artigos de consumo, nas atividades, na maneira de se pensar. Adote essa ideia.

6- Guarda-roupa

Diminua a quantidade de roupas e mantenha apenas o necessário. Nenhum homem precisa mais do que cinco pares de sapato. Ou mais do que dez camisas.

7- Economia

Desligar luzes não utilizadas, demorar menos no chuveiro, rodar menos com o carro… seja econômico. Se você tem para gastar, não gaste com isso. O importante é adotar a cultura econômica.

8- Tolerância

Brigar no trânsito, na fila do cinema ou no banco é sinal de irritação e estresse, por mais que você tenha motivos. Os tempos são de tolerância social.

9- Recicle e reutiliza

Na hora de jogar um saco plástico no lixo, reflita sobre o que você está dispensando e como poderá reutilizar tudo que aparentemente é lixo.

10- Excessos e desperdícios

Por mais que você possa fazer compras imensas nos supermercados, pense como os novos tempos exigem: evite desperdícios de alimentos. Se você está jogando comida no lixo, é hora de reavaliar seus hábitos.

 

Anúncios

Comentaremos em breve!! Agradecemos sua visita!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.