Projetos “Fora da Curva” – os 5 sentidos em alerta.

Arquitetura para despertar experiências únicas

25 out 2016, 09h38

Clientes querem cada vez mais ser tratados de forma personalizada, vivenciando junto com empresas e produtos os próprios sonhos, fantasias e emoções. É a chamada Era da Experiência, na qual se destacam marcas e organizações capazes de se conectar aos consumidores estimulando-os a apreciar o melhor da vida. A arquitetura é uma das responsáveis por despertar experiências únicas ao desenhar e executar as sensações humanas nos ambientes.

Foto: DINO

De acordo com o arquiteto Júnior Piacesi, empresários perceberam que a experiência está ligada ao relacionamento e fidelização do cliente. Além disso, segundo o profissional, projetos comerciais pensados para criar estímulos ao cliente ajudam a conceituar as marcas.

É justamente na construção desses conceitos que a arquitetura contribui, formando o laço com o consumidor. “A arquitetura tira partido de cores, iluminação, cheiro, texturas e sons. Experiência está ligada a sensações do cliente naquele espaço”, afirma Júnior Piacesi.

A Era da Experiência é resultado da famosa Era da Informação, na qual os consumidores conheceram lugares diferentes, puderam ver e visitar espaços do mais diversificados, mesmo que virtualmente. Isso altera a forma como a arquitetura planeja os ambientes e influencia os projetos atuais. “O cliente mudou, porque hoje tem acesso a tudo. Pode viajar e conhecer culturas diferentes e, ao estar de volta ao seu país, não aceita mais algo simples. Querem ser surpreendidos. Tendo conhecimento desse novo perfil do consumidor, os empresários solicitam projetos fora da curva.
Um local que surpreenda esse cliente de maneira que ele se sinta motivado a voltar e indicar o local aos seus amigos”, explica Júnior Piacesi.

Os “projetos fora da curva” exigem dos arquitetos um conhecimento profundo dos espaços urbanos e das relações sociais que se configuram nos ambientes. “É preciso muita pesquisa, estudo sobre o comportamento do consumidor e sobre a empresa. A partir dessas informações cria-se algo novo, muitas vezes, com elementos que já trabalhamos. Porém, esses elementos ganham contornos diferenciados sob um novo olhar e surpreendem a todos”, conclui o arquiteto.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

Sobre Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança

Arquiteta e Engenheira de Segurança do Trabalho, com atuação no mercado há trinta anos, direciona seu trabalho à questões de conforto, funcionalidade, eficiência, saúde, segurança, bem estar e preservação do meio ambiente. Esta filosofia vem sendo maturada e está se concretizando com a atualização profissional em Gestão Ambiental com Tecnologias Limpas, Construções Sustentáveis (Conceitos LEED) e certificação PROCEL-Edifica (EtiqEEE - Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios). Nosso objetivo é levar à sociedade os conceitos de Eficiência, procurando gerar projetos para edificações visando o baixo consumo de energia e água potável, através de diversas soluções alternativas que envolvam o desgaste mínimo dos insumos da natureza e a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
Citação | Esse post foi publicado em Arquitetura, Meio Ambiente, Sociedade, Vida! e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comentaremos em breve!!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s