Sustentabilidade do início ao fim

Fantástica a tecnologia japonesa, não apenas para construir, mas também para desmontar grandes edifícios.

Sistemas construtivos industriais, cujo ponto alto é a modulação e montagem das partes, possibilitam a substituição de um edifício por outro num mesmo terreno.

A obsolescência da construção nem chega a ser o fator primordial desta substituição. Aspectos  comerciais podem indicar tal mudança.

O fato é que, em edificações bem planejadas – da concepção ao final de seu ciclo de vida (cradle to cradle design), os materiais poderão ser totalmente reutilizados ou reciclados em função das técnicas de desmontagem, sem perdas.

É sempre importante frisar que o conceito de Sustentabilidade abrange muito mais aspectos do que os que são divulgados coloquialmente. Estes são “Green Washes” e não representam os “Green Buildings”.

(DB)

 

Sobre Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança

Arquiteta e Engenheira de Segurança do Trabalho, com atuação no mercado há trinta anos, direciona seu trabalho à questões de conforto, funcionalidade, eficiência, saúde, segurança, bem estar e preservação do meio ambiente. Esta filosofia vem sendo maturada e está se concretizando com a atualização profissional em Gestão Ambiental com Tecnologias Limpas, Construções Sustentáveis (Conceitos LEED) e certificação PROCEL-Edifica (EtiqEEE - Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios). Nosso objetivo é levar à sociedade os conceitos de Eficiência, procurando gerar projetos para edificações visando o baixo consumo de energia e água potável, através de diversas soluções alternativas que envolvam o desgaste mínimo dos insumos da natureza e a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
Esse post foi publicado em Arquitetura, Meio Ambiente, Sociedade, Sustentabilidade, Vida! e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comentaremos em breve!!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s