Diante do nosso propósito de “Valorizar Vidas”, vamos apresentar uma série de maneiras para transformar o mundo em que vivemos em um lugar mais criativo e agradável para se viver.
Dentro do nosso escopo profissional, temos várias ferramentas para tornar isso possível:
- Realizando os Projetos de Segurança contra Incêndio com responsabilidade, atendimento à legislação local e às normas técnicas e compromisso com a preservação do bem maior: A VIDA.
- Assumindo cada Plano de Emergência com o compromisso de evacuar o local no mais curto espaço de tempo, dimensionando rotas de fuga e saídas de emergência com esse propósito, evitando-se assim o pânico e a intoxicação por fumaça.
- Encarando a Arquitetura com o compromisso de criar espaços seguros, funcionais, confortáveis e adequados ao uso e aos usuários, tendo também como uma das premissas a preservação da Vida através dos conceitos de sustentabilidade, no uso consciente dos insumos da Natureza e da redução da contaminação do meio ambiente.
Contudo, para que a “Valorização da Vida” passe a ser premissa em nossa sociedade, precisamos torná-la um aspecto intrínseco da nossa Cultura, através da EDUCAÇÃO.
As novas gerações precisam começar a ser sensibilizadas a valorizarem a inteligência natural, antes da inteligência artificial (AI). Válido e necessário nos dias atuais, diante de tamanha profusão de informações, que mecanismos artificiais, com capacidade de processamento infinitamente maior que o cérebro humano, venham a ser utilizados para aprimorar o conhecimento, gerando ferramentas para que a humanidade obtenha maior qualidade de vida. Contudo, nenhum algorítmo matemático consegue se equiparar à imaginação e à criatividade, tampouco à emoção dos seres humanos.
E o ponto de partida para o desenvolvimento desses atributos exclusivamente humanos é a leitura, especialmente desde a tenra idade. Contar estórias na infância estimula a imaginação já tão fértil das crianças, levando-as a criar cenas e situações peculiares, que abrem horizontes fantasiosos e desenvolvem a criatividade ao longo de toda a vida.
Este passa a ser o diferencial do ser humano: a imaginação, a criatividade.
A Inovação, tão valorizada atualmente como um diferencial em qualquer processo, tem início na infância, nas cabecinhas imaginativas, cujo desenvolvimento começa com estórias e livros infantis.
Um mundo mais criativo vai depender do tempo que as famílias dediquem às interações com as crianças, trazendo a elas momentos de leitura ou audição de estórias, complementadas com bate-papos sobre a interpretação dos textos. Neste exercício, os núcleos básicos de toda sociedade se fortalecerão, passando a ser igualmente um modo de transformação positiva do mundo.
A partir desse momento, os profissionais do futuro terão uma nova consciência do valor da Vida, e seus propósitos enquanto seres humanos serão mais dedicados ao bem comum, através da cultura, segurança e bem estar de todos.
O vídeo a seguir traz explicações de quem conhece esse assunto!
“ |
Imagine um mundo em que cada pessoa no planeta tenha acesso gratuito à soma de todo o conhecimento da humanidade. |
” |
—Jimmy Wales, Fundador da Wikipédia |
(DB)