“Arquitetura deveria trazer benefícios a cada ser humano deste planeta”

Esta citação, com a qual concordamos, foi da Arquiteta mexicana Tatiana Bilbao.

Em verdade, temos visto a Arquitetura bastante distanciada de sua essência maior, que vem ser a criação e o aprimoramento do espaço construído para o ser humano, levando em consideração seus hábitos (habitat), estilo de vida, suas referências, a ergonomia (pessoas altas e baixas possuem demandas diferenciadas, por exemplo),  anseios funcionais e orçamento.

Projetar um Habitat para o ser humano requer investigação minuciosa dos aspectos psicológicos, vivenciais, estéticos, ancestrais, enfim, seus valores de Vida. Uma abordagem energética também pode ser associada, especialmente para compatibilizar vibrações do local com as energias dos seus usuários.

A Ergonomia, aplicável a qualquer atividade humana, também precisa ser levada em consideração na Arquitetura (especialmente na Arquitetura de Interiores), visando a adequação das partes da construção ao usuário, nas suas atividades. Este conceito pode ser associado a outro, de imensa importância: o Desenho Universal, cujos sete princípios tornam os ambientes utilizáveis indiferenciadamente, preservando a inclusão de todos os seres humanos, portadores ou não de necessidades especiais, ampliando o conceito básico das dimensões-padrão de espaços e mobiliário, adotadas para um corpo.

“O conceito de Desenho Universal se desenvolveu entre os profissionais da área de arquitetura na Universidade da Carolina do Norte – EUA, com o objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para ser usado por todos, na sua máxima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para
pessoas com deficiência.
O projeto universal é o processo de criar os produtos que são acessíveis para todas as
pessoas, independente de suas características pessoais, idade, ou habilidades. Os produtos universais acomodam uma escala larga de preferências e de habilidades individuais ou sensoriais dos usuários. A meta é que qualquer ambiente ou produto poderá ser alcançado, manipulado e usado, independentemente do tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou sua mobilidade.”
   (Carletto, Ana Claudia et Cambiaghi, Silvana
Desenho Universal – Um conceito para todos)

Funcionalidade remete à concepção do espaço adequando-o à função a que se destina: cozinhar, dormir, trabalhar, relaxar, socializar, enfim…  O Desenho Universal está muito atrelado à funcionalidade, oferecendo parâmetros para o dimensionamento preciso do espaço, sem desperdícios de área ou confusão no design. Num programa necessidades para o projeto de Arquitetura, os cômodos ou ambientes deverão atender aos anseios funcionais de quem vai utilizá-lo.

A adoção de referências ancestrais à Arquitetura preserva os aspectos socioculturais da pessoa, permitindo a perpetuação dos valores familiares. Recordações de parentes e/ou amigos,  lembranças de viagens, cultivo de plantas, livros ou de objetos de arte, traduzem a essência de quem vai interagir no ambiente. Em relação à Arquitetura, tais ambientes precisam ser previstos no projeto.

Definir um projeto arquitetônico com tantas nuances é uma verdadeira equação!

Sem falar no atendimento à legislação para o licenciamento da edificação, da definição básica estrutural, dos materiais a serem utilizados, do conforto térmico e acústico e do orçamento da obra.

Agora imagina só uma coisa: como é que um projeto arquitetônico pode ser deixado de lado, já que envolve tantas peculiaridades?

Se analisarmos com calma, e verificarmos que um projeto executivo de Arquitetura custa cerca de 2% do valor da obra pronta, é inconcebível não contratar um Arquiteto para que os seus sonhos sejam realizados por completo. Traga esse benefício pra perto de você.

Experimente!

DB

 

 

Anúncios

Comentaremos em breve!! Agradecemos sua visita!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.