BIM BR: estratégias para a inserção do BIM na construção

Arquitetos da minha geração já estão precisando dar um novo “upgrade” em seus neurônios!  Quem aprendeu Arquitetura numa prancheta, desenhando com grafite e nanquim, precisou romper dificuldades e aderir ao “velho” CAD. Agora, novas ferramentas estão sendo difundidas para a edição dos projetos de Arquitetura, agora bem mais adequadas do que o velho CAD: as ferramentas de modelagem da informação da construção, ou softwares de plataforma BIM.

O Governo Federal iniciou um programa para disseminar a utilização de ferramentas gráficas para tornar mais eficiente a construção civil no Brasil. Assim como em outros países, a utilização da plataforma de “modelagem da informação da construção” (building information model = BIM), vem propiciando inúmeras vantagens na configuração dos atributos de uma edificação:

  • visualização exata do modelo em 3D, contemplando os elementos já especificados;
  • compartilhamento do modelo entre os profissionais que irão elaborar os projetos complementares, possibilitando a verificação de possíveis conflitos entre os diversos projetos através de simulações;
  • avaliação da eficiência energética do edifício através de simulação (Etiqueta PBE Edifica);
  • facilidade na quantificação de materiais e orçamentação mais precisa;
  • redução de retrabalho e perdas na construção.

Modelagem da Construção Fonte: Google, Revit Template

Indiscutivelmente, a modelagem da informação da construção traz inúmeros benefícios à indústria da construção civil, tornando-a mais racionalizada, e com menor possibilidade de erros.

Existem algumas ferramentas para a modelagem da construção no Brasil, a maioria delas pouco conhecida devido às questões mercadológicas. A opção por qual ferramenta utilizar vai ser definida por cada profissional, levando em consideração análise de viabilidade financeira, facilidade de aquisição e suporte técnico do software (ou de sua licença de uso).

No Brasil, até este ano, apenas 9,2% das empresas ligadas à construção civil utilizam tais ferramentas. O Governo Federal busca implementar medidas para estimular a adoção do BIM através do programa “BIM BR – Construção Inteligente“, visando uma meta de ampliação do seu uso em dez vezes o patamar atual, com o objetivo de elevar o PIB da Construção Civil em 28,9% (aumento de 2,0% ao ano para 2,6% no mesmo período), por propiciar a redução de gastos (insumos, mão de obra, tempo) e aumento da produtividade do setor. (Dados da FGV, 2018)

Colegas Arquitetos e Engenheiros com mais de 30 anos de formados: estamos diante de um ótimo desafio, que ainda nos ajudará a preservar a mente ativa por muito tempo!!  

 

(DB)

Anúncios

Sobre Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança

Arquiteta e Engenheira de Segurança do Trabalho, com atuação no mercado há trinta anos, direciona seu trabalho à questões de conforto, funcionalidade, eficiência, saúde, segurança, bem estar e preservação do meio ambiente. Esta filosofia vem sendo maturada e está se concretizando com a atualização profissional em Gestão Ambiental com Tecnologias Limpas, Construções Sustentáveis (Conceitos LEED) e certificação PROCEL-Edifica (EtiqEEE - Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios). Nosso objetivo é levar à sociedade os conceitos de Eficiência, procurando gerar projetos para edificações visando o baixo consumo de energia e água potável, através de diversas soluções alternativas que envolvam o desgaste mínimo dos insumos da natureza e a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
Esse post foi publicado em Arquitetura, Construção e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comentaremos em breve!! Agradecemos sua visita!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.