Riscos e Consequências. Vale pagar o preço?

Sentado em sua poltrona, lendo esse artigo, e nem passa pela sua cabeça a ideia do que possa estar colocando em RISCO a sua vida.

Risco, em administração, designa a combinação entre a probabilidade de ocorrência de um determinado evento (aleatório, futuro e independente da vontade humana) e os impactos (positivos ou negativos) resultantes, caso ele ocorra.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Risco_(administra%C3%A7%C3%A3o), 29/01/2019.

Ampliando um pouco o enfoque, na qualidade de gestor de uma empresa, você não apenas é responsável pela sua vida, mas pela vida de todos aqueles que participam do processo produtivo da sua organização. Sem falar no impacto social e financeiro que pode advir da falta de controle dos riscos.

Mas há meios para que esses riscos sejam avaliados: o Gerenciamento de Riscos.  Através desta metodologia,  podem ser identificadas as ameaças que rondam as atividades pessoais ou de uma empresa, levando em consideração:

  • identificação dos riscos envolvidos nas atividades;
  • estimativa da probabilidade de ocorrência de eventos de risco e seu impacto financeiro, material e/ou humano (potencial perda de vidas);
  • definição das medidas para evitar, amenizar (através de medidas preventivas e licenciamentos de certificação específicos), transferir (mediante a contratação de apólice de seguros, por exemplo) ou assumir os riscos (ser responsabilizado civil e criminalmente pelos danos causados).

A identificação de um risco pode ser difícil aos olhos leigos. O que ocorre com muita frequência é a desqualificação de determinados fatores como potenciais ameaças, e que podem repercutir em eventos desastrosos.

Um exemplo bem atual de desastre potencialmente previsível é o rompimento da barragem em Brumadinho, MG. Diante da enorme probabilidade da ocorrência de desastre socioambiental inerente a atividade mineradora, protocolos técnicos, legais e administrativos precisariam ter sido adotados preventiva e corretivamente, visando mitigar qualquer fator de risco potencial. Negligência administrativa e falta de fiscalização foram os responsáveis pela devastação ambiental e pela aniquilação sumária de vidas. Crime? A justiça investigará e punirá os responsáveis. Mas indiscutivelmente, o corpo gerencial da Vale S/A, uma das maiores mineradoras do mundo,  é o grande responsável, no mínimo, por não priorizar em suas políticas organizacionais as medidas de controle dos riscos de rompimento de uma barragem. Simplesmente, inadmissível.

Voltando à nossa escala, imagina você, empresário de uma pequena ou média empresa.

Como anda a gestão dos riscos da sua empresa?

Passa pela sua cabeça que:

  • uma instalação elétrica pode causar um incêndio?
  • um procedimento inseguro pode causar um acidente?
  • condições ambientais internas inadequadas podem gerar superaquecimento numa máquina?
  • condições inseguras de trabalho (ausência de conforto térmico ou luminotécnico) podem gerar atos inseguros e consequentes acidentes?
  • gases inflamáveis, que possuem comportamentos peculiares, podem causar explosões?
Fonte: REUTERS/Washington Alves
Fonte: REUTERS/Washington Alves

Os agentes causadores dos riscos são inúmeros. Alguns evidentes, outros silenciosos. Mas nenhum deles pode ser negligenciado. As consequências da perda de controle desses agentes podem ser devastadoras, assim como ocorreu com a Vale S/A.

O que está faltando para que você, enquanto gestor de uma empresa, vá em busca da promoção de medidas de prevenção ou correção das falhas potenciais do seu processo?

Como tudo na vida, a escolha do caminho a seguir estabelece as consequências, boas ou ruins.

Escolhas que definem o futuro de muitas vidas.

Faça as escolhas certas e preserve a tranquilidade de quando você começou a ler este artigo!

DB, 29/01/2019.

Anúncios

Comentaremos em breve!! Agradecemos sua visita!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.