Dicas para um Carnaval em segurança

Escrito por Dora Brasil em 01 de março de 2019.

Na pipoca ou no camarote, alguns cuidados precisam ser tomados.

Muita gente espera com ansiedade pela semana do Carnaval, um período em que alguns problemas ficam “em estado de dormência” enquanto a folia momesca assume o comando da situação. Um período de trégua e relaxamento.

Para quem aprecia a farra carnavalesca, alguns cuidados de segurança devem ser observados, seja na rua ou num Camarote de Carnaval, pois há riscos latentes em ambas as situações.

Se você é o Folião Pipoca, use sua fantasia da Paz e evite confusão.

  • Procure locais onde não haja muita aglomeração de pessoas.
  • Permaneça próximo a ruas transversais , que possibilitem rápido acesso a lugares seguros (ruas do entorno, fora do circuito do Carnaval).
  • Fique de olho na sinalização indicativa das vias de acesso ao circuito do Carnaval, procurando estar sempre consciente de sua localização exata e para onde sair, em caso de emergência.
  • Observe a localização dos praticáveis com efetivo policial e recorra a eles, em qualquer situação anormal.
  • Identifique sua criança, e fique sempre de olho para não se perderem.
  • Tenha cuidado com os pontos de venda de “churrasquinho de gato”, milho e outros, que podem causar queimaduras se você estiver muito próximo, caso aconteça alguma situação de tumulto.
  • Quando um trio elétrico se aproximar, mantenha-se em local protegido até a “onda” de gente passar e aliviar as tensões do momento.

Se você é o Folião de Camarote, se ligue na segurança do lugar:

  • Ao chegar no Camarote,  preste atenção à sinalização de segurança, especialmente às placas indicativas de “SAÍDA DE EMERGÊNCIA” e placas com setas indicando as rotas de fuga.
  • Em todo Camarote, logo na entrada, existe uma placa contendo a capacidade máxima de público permitida para o local. Caso você perceba que há mais gente do que o indicado na placa, é um direito seu chamar um preposto do Corpo de Bombeiros Militar e denunciar. As condições de segurança do Camarote são garantidas para o público discriminado na referida placa.
  • Observe os meios de proteção disponíveis e a localização dos dispositivos (extintores) e dos membros da Brigada de Emergência.
  • É importante prestar atenção desses aspectos logo na chegada, no comecinho da festa, para se ter noção geral das condições de segurança antes da cervejinha fazer efeito!!
  • Em caso de emergência, busque ajuda de um dos  membros da Brigada de Emergência mais próximo, e siga as suas orientações de segurança. Nunca entre em pânico. Mantenha a calma e aguarde as instruções.

Carnaval em paz depende da atitude de cada um. Não aceite provocações. Siga com segurança e alegria e curta muito a sua festa, sem excessos.

Anúncios

Comentaremos em breve!! Agradecemos sua visita!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.