O que fazer NO incêndio…

Ainda no século XXI, após inúmeros casos de incêndios catastróficos em todo o mundo, muitos ainda negligenciam a necessidade de serem adotados os meios de segurança contra incêndio nas edificações, pois ignoram (ou não…) o fato de que um incêndio pode ser deflagrado de maneira muito simples, bastando que os agentes formadores do fogo estejam reunidos adequadamente:

  • Oxigênio, em concentração suficiente no ar que respiramos;
  • Material combustível, presente na edificação nos móveis, acessórios, estrutura e revestimentos. Nem vamos citar os fluidos inflamáveis, por serem uma condição especial;
  • Fonte de calor, que pode advir de uma centelha (curto circuito, por exemplo), chama aberta ou calor excessivo capaz de sensibilizar e inflamar o material combustível ou inflamável disponível no ambiente.

A reunião desses fatores gera o fogo que, se não for controlado desde o seu início – através dos dispositivos de combate ao início do fogo e de pessoal devidamente treinado para tal, desencadeia o incêndio. As consequências de uma atitude negligente são inestimáveis, podendo gerar prejuízos materiais, comprometer a saúde e a integridade física de pessoas, além da interrupção dos meios de produção ou da rotina do lugar.

Bem, diante da emergência gerada por um incêndio (a que as seguradoras chamam de “sinistro”), e considerando que o ser humano psicologicamente reage de maneira mais assertiva quando conhece a situação em que se encontra, veremos a seguir algumas orientações de como agir em casos de incêndio.

Fonte: Printerest/segurancadotrabalhosempre.com

É muito importante nessas situações, manter a calma, ajudar outras pessoas (especialmente aquelas com necessidades especiais, que dependerão da sua ajuda) e providenciar o rápido acionamento do Corpo de Bombeiros, únicos profissionais capazes de promover os meios de combate ao incêndio e resgate de vítimas, diante da deflagração do incêndio.

Exercícios simulados de abandono da edificação, assim como treinamentos periódicos de como agir numa emergência de incêndio (ou de como preveni-lo) favorecem a redução das perdas decorrentes desta situação anormal.

Lembre-se: a PREVENÇÃO é a melhor maneira de evitar um incêndio.

Regularize sua edificação, para que sanções legais não tirem seu sono.

DB

Comentaremos em breve!! Agradecemos sua visita!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.