A real importância do AVCB

Mais um incêndio de grandes proporções destrói completamente uma edificação comercial. Desta vez, trata-se do atacadista ATACADÃO, situado na região oeste de Campo Grande, MS.

Por sorte, nenhum empregado ou cliente foi vitimado, tendo em vista que o acidente ocorreu por volta das 17 h, com as portas abertas ao público.

Foto: Tero Queiroz/MS Notícias

Pura sorte.

(Mercados atacadistas possuem elevada carga de incêndio, por acumularem seus estoques em prateleiras altas com mercadorias, que são continuadamente postas à venda e repostas, por meio de empilhadeiras (movida a GLP). Estes produtos, de natureza diversa, são embalados em papelão, além dos recipientes que os contêm, geralmente de plástico. Armazenamento em prateleiras elevadas ampliam o risco e dificultam o combate ao fogo).

Estes parêntesis apenas ilustram uma parcela dos riscos potenciais de uma edificação com ocupação análoga, mesmo com porte inferior.

Vídeos de clientes constataram o início do fogo nos estoques de álcool e produtos de limpeza (muitos deles contêm componentes inflamáveis).

A outra vertente deste episódio são os meios ativos e passivos de segurança contra o incêndio.

Pelo tipo de ocupação e porte do empreendimento, sistemas de detecção e alarme deveriam estar instalados, além de sistema de hidrantes, extintores de incêndio e demais medidas ativas e passivas de segurança contra incêndio. Nestas ocasiões em que o sinistro acontece, vem a pergunta:

– Será que o edifício estava com o AVCB vigente?

Estas quatro letras (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) podem fazer a diferença num princípio de incêndio. Um AVCB regular, implica em testes e comprovações técnicas do pleno funcionamento destes sistemas ativos de proteção contra o fogo, por exigência dos Corpos de Bombeiros estaduais. As redes elétricas, reconhecido vilão nos episódios dos incêndios, assim como o sistema de pára raios, também fazem parte da verificação técnica exigida pelos Bombeiros Militares.

De nada adianta uma edificação receber um Alvará de “Habite-se” (que pressupõe a regularidade com os critérios de segurança contra incêndio) se os seus dispositivos e sistemas contra incêndio não sofrerem manutenções preventivas e corretivas que afiancem sua plena condição de funcionamento, quando necessário. O treinamento de Brigada de Incêndio é igualmente importante, nas ações de combate ao princípio do fogo e nas orientações precisas para o abandono do público em segurança e ações de preservação de vidas.

Fonte: MS Notícias

Um outro vídeo exibe a precariedade da rede de hidrantes, na qual o jato de água não possuía pressão suficiente para o combate ao fogo, aspecto inaceitável. Investe-se tanto num sistema de combate ao fogo, para não ter condição efetiva de funcionamento? Este é o “barato que sai muito caro”. Falhas de manutenção também são imperdoáveis.

Fonte: Redação Enfoque MS, 13/09/2020

Olhando-se à distância, estes parecem aspectos banais. O grande problema dos brasileiros em geral é minimizar o problema alheio. Só que ontem, aconteceu no ATACADÃO. Amanhã, pode ser na sua edificação.

Já parou pra pensar nisso?

Portanto, é bom refletir sobre a importância de estar regular com o Corpo de Bombeiros, não apenas por causa de um papel com quatro letrinhas (AVCB). Mas, e principalmente, pela preservação de vidas (colaboradores e clientes), do patrimônio (seguros cobrem todos os prejuízos??) e garantia de continuidade dos meios de produção para todos os envolvidos.

Gestores decidem sobre investimentos. Gestores arcam com os resultados dos investimentos, realizados ou não.

DB

Publicado por Dora Brasil Arquitetura & Segurança contra Incêndios

Arquiteta, Engenheira de Segurança do Trabalho e pós graduanda em Engenharia de Segurança contra Incêndio, com atuação no mercado há trinta anos, direciona seu trabalho à questões de conforto, funcionalidade, eficiência, saúde, segurança contra incêndio e pânico, bem estar e preservação do meio ambiente.

Comentaremos em breve!! Agradecemos sua visita!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: