Vistoria X Inspeção Predial: Você conhece a diferença?

Fissuras, manchas de mofo e umidade, descolamento de cerâmica, bolhas, aquecimento em rede elétrica…
Estes são exemplos de manifestações patológicas, bastante comuns nos edifícios.
O que fazer quando elas aparecem?

Qual a origem e como corrigir tal problema?

Estas são as questões básicas que podem ser respondidas pelo profissional que atua em Engenharia Diagnóstica!

Assim como um médico clínico, este profissional pode dar as orientações necessárias à solução do problema da sua edificação.

A partir de 2013, com a edição da ABNT NBR-15575 – Norma de Desempenho em Edificações Habitacionais, a Engenharia Diagnóstica passou a ocupar lugar de destaque no âmbito da Engenharia Legal.

Engenharia Diagnóstica é a disciplina das investigações técnicas para determinar os diagnósticos de manifestações patológicas e níveis de desempenho das construções, visando aprimorar Qualidade ou apurar Responsabilidades.

Gomide, T.L. , Flora, S.M.

Em função do tipo de patologia, atribui-se um nível de investigação, que pode contar com vários profissionais de cadeiras multidisciplinares da engenharia, no intuito de caracterizar a manifestação patológica, suas causas e prioridade de intervenção corretiva.

A manifestação patológica pressupõe Anomalias ou Falhas, que comprometem a qualidade da edificação, causando inicialmente uma depreciação estética, podendo chegar a prejuízos em termos de valor, salubridade e segurança.

Nesse aspecto, o Laudo de Inspeção Predial (LIP) oferece ao gestor da edificação um diagnóstico completo das manifestações patológicas aparentes, sejam elas decorrentes de anomalias (próprias da construção) ou falhas (problemas decorrentes de uso ou manutenção anormal), como forma de prevenção para a evolução desta patologia e surgimento de outras. O LIP passa a ser um guia de priorização das intervenções, em função do diagnóstico levantado na edificação.

Já a Vistoria Técnica, vem a ser um relatório contendo a constatação das manifestações patológicas na edificação, registrada através de documento fotográfico, bastante útil em:

  • Relatório de entrega de obras, normalmente contratado pela Construtora, ao entregar uma unidade imobiliária ao comprador (Termo de Recebimento do imóvel, Manual do proprietário, Projeto, Relatório fotográfico de Vistoria),
  • Vistorias de Locação de imóveis, com a caracterização do estado de conservação do imóvel antes e após a locação.
  • Vistorias Cautelares, fundamentais quando uma edificação está sujeita a intervenções ou obras de terceiros no entorno, que possam vir a causar-lhes danos.

A Engenharia Diagnóstica veio para ficar e assumir lugar de destaque pela preservação do ciclo de vida das edificações com qualidade e segurança.

DB

Comentaremos em breve!! Agradecemos sua visita!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.