O que é a Responsabilidade Técnica?

Uma carreira profissional possui algum embasamento teórico e/ou prático para conferir os meios de execução de tarefas, vinculadas ou não a uma profissão. Refere-se a uma trajetória profissional, atividades, cargos, experiências, competências e habilidades.

Uma profissão pressupõe uma escolha profissional, que implicará em anos de estudo acadêmico, muitas vezes complementados por especializações, chegando até mesmo ao desenvolvimento de pesquisas mais avançadas que levam o profissional a afunilar o seu escopo técnico. Neste sentido, ser fiel ao enfoque acadêmico, às normas técnicas, aos preceitos legais relacionados ao objeto do trabalho, são condicionantes indispensáveis para as boas práticas e excelência nos resultados, aspectos estes relacionados intrinsecamente um Registro ou Anotação de Responsabilidade Técnica e chancelados pelo órgão de classe do profissional.

Foto por Karolina Grabowska em Pexels.com

Agora, vamos a um exercício de parametrização:

Você, enquanto consumidor, precisa consultar um Médico.

Quais os requisitos básicos ao selecionar o profissional?

  • Credenciamento junto ao Conselho de Classe como Especialista na área (clínico geral, cardiologista, etc.);
  • Referência profissional.

Certamente você não vai consultar um profissional sem as credenciais mínimas necessárias e sem um registro no Conselho de Classe para confiar sua saúde, correto?

Na área da Engenharia e da Arquitetura, os requisitos precisam ser os mesmos, pois apenas a “experiência prática”, sem o conhecimento acadêmico obtido ao longo de anos no curso de graduação, não chancela as definições quanto a um parecer ou solução técnica.

A avaliação realizada por um profissional habilitado resulta em:

  • confiabilidade nas soluções apresentadas;
  • garantia no atendimento às boas práticas técnicas e aos preceitos legais e normativos;
  • registro ou anotação da responsabilidade técnica pelo serviço;
  • segurança jurídica para o contratante, nos termos do Código Civil Brasileiro (Arts. 186, 187, 927);
  • competências que assegurem os resultados pretendidos.

A atuação profissional precisa englobar aspectos intrínsecos ao agente prestador do serviço, no que se refere a sua postura em relação à situação-problema, pois, independentemente de sua habilitação técnica, fatores como imprudência, negligência e imperícia podem gerar resultados desastrosos ao processo.

É oportuno frisar a diferença entre Habilidade e Competência. Enquanto a Habilidade é obtida por treinamentos que geram aptidões, a Competência atribui a determinado profissional a maneira como desempenhar as suas habilidades técnicas, englobando inclusive atitudes pessoais e critérios de julgamento da situação.

Hoje, em pleno século XXI, as habilidades e os valores pessoais correspondem ao diferencial entre os profissionais. As tarefas técnicas, que impliquem em equalização de dados, podem ser realizados pela inteligência artificial. Contudo, valores intrínsecos de determinada situação, fatores que envolvam idiossincrasias ou condicionantes específicos, demandam competências profissionais apuradas.

A seleção do profissional que cuidará da sua situação-problema deve abranger muito mais do que um valor financeiro, já que é muito difícil atribuir Valor às suas competências. O conceito de Valor, segundo o dicionário do Google, remete a

“medida variável de importância que se atribui a um objeto ou serviço, que, embora condicione o seu preço monetário, frequentemente não lhe é idêntico.

Sob este enfoque, é absolutamente desrespeitosa a atitude de alguns em buscarem um “profissional que cobre baratinho” por seu serviço. Competência e habilidade técnica não podem ser qualificadas num contexto de ‘mercadoria barata’. Tal desqualificação é simplesmente ultrajante.

A Responsabilidade Técnica é o pressuposto para um serviço de excelência, que agrega Valores muito além de um custo financeiro.

Como o nome já diz, implica em RESPONSABILIDADE.

Portanto, antes de consultar e buscar a contratação de um profissional, verifique com cuidado suas habilidades e competências, para que venha a ocorrer uma relação de respeito e sucesso recíprocos.

DB

Comentaremos em breve!! Agradecemos sua visita!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.